Não espere para amanhã, o seu bem-estar merece atenção agora. O tempo para começar a transformação da sua vida é HOJE!

+55 (84) 9 9216-5000 Natal/RN - Brasil Seg - Sáb 8.00 - 18.00
Acompanhe
Image Alt

Bruna Rios

Como escolher um bom personal trainer

Realizar uma mudança de hábitos para uma rotina de vida mais saudável pode ser um grande desafio para algumas pessoas.

Para conseguir manter com a boa progressão de alimentação e treinos, por vezes é necessário pensar em escolher um personal trainer para não perder o foco e nem a motivação.

No entanto, a busca por um profissional de educação física para auxílio particular deve ser feita com cuidado para conseguir obter todas as vantagens de um personal trainer no seu dia a dia. Veja no artigo a seguir algumas dicas importantes para não errar na escolha.

Primeiramente, o que é personal trainer?

O personal trainer é um profissional formado em educação física e está amplamente capacitado para elaborar e acompanhar treinos de acordo com a condição física de cada aluno em particular.

Ele também pode dar aulas em academias e outros centros esportivos, porém, ao pagar um valor mais específico, você consegue ter um acesso mais exclusivo aos serviços do profissional e pode ainda ter o conforto de recebê-lo em casa ou em áreas públicas próprias para a prática da atividade física.

Quando procurar um personal trainer?

Geralmente, as pessoas acabam procurando o auxílio de um personal trainer já no início da prática da atividade física, principalmente para evitar lesões em casos de exercícios de alto impacto, já que com um instrutor se terá uma maior de estabilidade corporal.

No entanto, a realização do treino com personal trainer também é indicada para quem já tem algum problema de saúde e precisa evitar algumas práticas comuns na academia, como levantamento de peso e grande esforço com joelho ou cardiorrespiratório.

Dessa forma, o profissional está preparado para te aconselhar da melhor maneira e elaborar uma rotina de exercícios que tragam boa saúde e diminuam as preocupações com possíveis acidentes.

Como escolher um personal?

Quer saber como escolher o profissional ideal para você? Acompanhe agora algumas dicas!

Formação acadêmica

Por ser uma profissão em alta, muito buscada e sempre promovida nas redes sociais, o primeiro passo para escolher um personal é analisando o seu currículo.

Esteja sempre ciente em dar preferência para aqueles que já possuem formação superior e também já contam com especializações na área para um melhor suporte e segurança.

Disponibilidade

Outro ponto importante para saber como escolher um personal é checar se os seus horários disponíveis batem com o do profissional e vice versa. Afinal, um dos principais objetivos em contratar um instrutor particular é o acompanhamento do progresso físico.

Se você ainda se sente pouco seguro(a) de dividir o mesmo espaço com o personal, pode também checar a disponibilidade de atendimento online através de aplicativos especializados para treinos ou em perfis de profissionais com grande autoridade e credibilidade no assunto.

Métodos utilizados

Embora o personal trainer seja um profissional bastante adaptável para cada caso, existem aqueles que acabam se especializando em atender um único tipo de público. Ou seja, ele pode ter um foco na terceira idade ou em pessoas com mobilidade mais reduzida e que não podem utilizar sobrecargas.

Dessa forma, o ideal para saber como escolher um personal mais adequado é estando em dia com os exames clínicos e físicos. Com o histórico de saúde atualizado, você consegue o retorno especializado nos seus problemas e tira grande proveito das aulas.

Investimento

Por ser um profissional que atende privado, é importante estar atento aos custos que as aulas podem ter dentro do seu orçamento mensal. Um bom personal trainer não costuma cobrar barato, pois, além das aulas, existe também o custo com a manutenção e qualidade dos seus equipamentos e o deslocamento.

Algumas academias oferecem serviço diretamente com os professores contratados, pagando um valor por fora e podendo utilizar o espaço para a prática do treino com personal trainer. Essa pode ser uma vantagem, uma vez que a utilização dos aparelhos já está inclusa no preço da mensalidade. 

Outra boa alternativa é escolher profissionais que tenham seu próprio espaço para os treinos dos alunos, atendam em casa ou de maneira virtual durante a pandemia, evitando assim o pagamento dos custos com deslocamento.

Vantagens de um personal trainer

A simples vontade de querer mudar de hábitos e encarar uma vida mais saudável já é um grande benefício que você está tentando conquistar para si próprio. No entanto, existem vantagens de um personal trainer que impactam ainda mais essa nova rotina saudável.

Entre os principais benefícios, estão:

  • Possibilidade de avaliação física;
  • Prevenção de lesões;
  • Atenção redobrada na prática do exercício;
  • Acompanhamento de progresso;
  • Treino especializado;
  • Realização dos exercícios em um ambiente livre de interrupções;
  • Maior incentivo para a continuidade dos exercícios.

Além disso, alguns profissionais também são especializados em alimentação balanceada, podendo acompanhar e aconselhar a ingestão de certos alimentos que podem ter um impacto ainda mais positivo com os treinos realizados.

Isso faz com que você também sinta uma maior confiança no personal e crie uma relação mais duradoura com grandes vantagens para a saúde e boa forma que só o profissional especializado pode oferecer.

Fale no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, como posso te ajudar?