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Bruna Rios

10 melhores exercícios para emagrecer

Durante a pandemia, a busca por exercícios para emagrecer obteve uma grande alta, principalmente entre o público feminino.

A impossibilidade de frequentar academias e centros esportivos fez com que exercícios para emagrecer em casa tivessem grande protagonismo na tentativa de evitar o sobrepeso e perder gordurinhas.

Pensando nessa necessidade cada vez mais maior, selecionamos os 10 melhores exercícios para emagrecer com saúde e que podem ser realizados mesmo longe da academia. Olha só!

10 melhores exercícios para emagrecer

1. Exercícios para emagrecer a barriga

Uma das principais queixas de quem começa a praticar atividade física é, sem dúvidas, o grande incômodo com o tamanho da barriga. Para alguns, os exercícios para emagrecer a barriga são primordiais no incentivo da boa forma.

Dessa maneira, engana-se quem pensa que apenas se matar no abdominal trará os resultados satisfatórios com a perda de gordura.

Nesse caso, o ideal é que você coloque na sua rotina de exercícios para emagrecer atividades aeróbicas como corrida, pular corda e até mesmo spinning ou prancha.

2. Musculação

A musculação faz parte do dia a dia de quem busca manter uma rotina de exercícios para emagrecer.

Sua regularidade permite que você não só perca peso, como transforme gordura em massa muscular, fazendo com que você diminua suas medidas, mas mantenha o padrão ideal de peso para sua altura.

Durante um treino de musculação, é possível perder em média 300 a 500 calorias, porém, a pratica do exercício deve ser acompanhada por um profissional de educação física no início para evitar lesões e fadigas.

3. HIIT

O HIIT é uma modalidade de treino de alta intensidade que deve ser realizado em um período de 20 a 30 minutos. Ele tem como objetivo central a aceleração do metabolismo, fazendo com que você perca a maior quantidade possível de calorias em um único treinamento. 

Por se tratar de um ritmo bastante acelerado, o HIIT é indicado para quem já tem intimidade com exercícios para perder peso e possui um excelente condicionamento físico para dar conta da grande exigência dos movimentos.

Para praticar o HIIT, você deve ter atenção ao que come antes, uma vez que a baixa ingestão de calorias antes do treino pode fazer com que você se sinta mal e levar até mesmo a desmaios.

Essa também é uma dica importante para a prática de exercícios para emagrecer em casa.

4. Caminhada ou corrida

A pandemia nos fez sentir falta de estar ao ar livre. Como consequência, parques e espaços públicos dedicados à prática da atividade física acabaram ganhando novos adeptos que tentam fugir do sedentarismo, e essa é uma boa notícia para você que quer emagrecer.

Com grande espaço para se locomover, a caminhada ou a corrida – dependendo do seu condicionamento físico atual – é um dos principais exercícios para emagrecer a barriga, uma vez que a queima de gordura é constante com os movimentos e o esforço dado.

Seu gasto calórico varia de 600 a 700 calorias por sessão e você pode obter bons benefícios mesmo começando em um ritmo mais lento.

5. Dança

Algumas pessoas não se sentem bem realizando treinos de academia ou crossfit, mas ainda assim querem encontrar exercícios para emagrecer em casa de um jeito saudável.

Uma dessas opções pode ser iniciar aulas de dança.

Com a tecnologia atual, é possível contratar profissionais especializados através do celular ou computador e participar de aulas ao vivo no conforto do lar.

Esse é um exercício bastante divertido, saudável e que tem uma queima calórica de quase 600 calorias.

6. Muay Thai

Para quem gosta de praticar lutas ou esportes variados, o Muay Thai é uma excelente opção para regular o condicionamento físico e ainda emagrecer com saúde.

Sua rotina intensa tem impacto direto na boa capacidade cardiorrespiratória, o que afasta o risco de doenças a longo prazo.

É estimado que uma única aula de Muay Thai te faça perder até 1.500 calorias, um baita incentivo para quem está querendo começar.

7. Spinning

Ao falar em exercícios para emagrecer a barriga é também falar da prática do spinning. Essa modalidade requer o uso de uma bicicleta ergométrica e a queima de gordura ocorre durante a regulagem de velocidade das bikes, seguindo a orientação de um professor.

Cada aula de spinning promove uma perda de até 800 calorias, e ela pode ser feita mais de uma vez na semana.

8. Natação

Geralmente, a natação é bastante indicada para quem sofre de problemas de bronquite ou asma durante a infância. Isso ocorre graças ao bom condicionamento que o esporte dá para as nossas operações cardiorrespiratórias. 

No entanto, sua prática também é indicada para adultos e tem um gasto de até 400 calorias, também ajudando a compor a rotina de exercícios para emagrecer.

9. Jump

Quem nunca se sentiu tentado a comprar aqueles mini trampolins (ou pula-pula) para começar a praticar exercício físico em casa e se divertir como uma criança? A boa notícia é que isso pode se tornar realidade com o Jump.

Com aulas de até 30 minutos e bastante animadas com músicas atuais, o Jump consegue gastar em média 500 calorias e pode ser adaptado dentro de uma rotina de exercícios para emagrecer que já tenha também a musculação.

10. Crossfit

Para quem gosta de aventuras na hora de se exercitar, o crossfit é uma excelente opção.

O treino exige uma intensa preparação do corpo e uma boa capacidade cardiorrespiratória, mas também promove este benefício a longo prazo para quem ainda é iniciante.

Os exercícios possuem pouquíssimos minutos de descanso e sua grande possibilidade de articulação do corpo também faz com que você pare de sentir dores na coluna e corrija sua postura.

Excelente, não é?

Em média, o crossfit promove uma perda de até 700 calorias e é aconselhável fazer mais de uma vez na semana.

Agora escolha a opção que mais seja prazerosa para você

Dentre essas opções, é muito importante que você escolha atividades que lhe tragam prazer bem-estar.

Estar feliz praticando um exercício é o primeiro passo para conseguir manter a constância nos treinos. Com tantas opções, você não tem desculpas para emagrecer e se manter em movimento.

Teste algumas atividades e mantenha constância na que você tenha gostado mais e se divertido.

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